Como fazer uma luminária com lata de panetone

Bom dia! Começo esse primeiro post de 2015 desejando um ótimo ano a todos.

Quem segue o blog deve se lembrar do sorteio que fiz no final do ano. Pensando nas pessoas que se inscreveram e não tiveram sorte, resolvi colocar o passo a passo da Luminária Gibi, por isso não jogue fora sua lata de panetone.

A caixa que eu usei é de papelão bem grosso, de um panetone de 1 kg. Achei ela bem bonita e tive a ideia de transformá-la numa luminária.


luminária Gibi

MATERIAIS:
- caixa de panetone;
- soquete preto;
- fio paralelo preto;
- cola branca (misturei com um pouco de água);
- pincel;
- tesoura;
- tinta spray preta;
- furadeira;
- pedaço de jornal;
- papel sulfite branco;
- gibi.

A primeira coisa que fiz foi colocar o panetone de ponta cabeça (porque a tampa não é fixa) e passar spray no fundo. Passei duas demãos de tinta.


luminária com caixa de papelao

Para marcar o centro do fundo, usei um pedaço de jornal. Marquei o molde com a unha, recortei certinho e depois dobrei duas vezes (foto 4).


luminária com caixa de papelao

Coloquei a minha marcação na lata e fiz um furo na tampa. Esse furo eu fiz com a furadeira (broca 8).


luminária com caixa de papelao


Como a lata é bem escura e eu queria colocar pedaços de gibi para decorar, resolvi primeiro colocar pedaços de papel sulfite branco, para deixar as cores do gibi mais fortes. Passei cola branca (misturada com um pouco de água) com um pincel na lata e fui colando. Aqui uma dica: para evitar bolhas e que o sulfite fique marcado, divida a folha em dois e cole um pedaço por vez. Use um paninho para ir alisando a superfície. Passe cola por cima da colagem, para proteger.


luminária com caixa de papelao


Coloque os fios no soquete e passe o fio dentro da luminária. Meça a altura que você quer da lâmpada e faça um nó no fio.


luminária com caixa de papelao


Se o gibi não combina com a sua decoração, você pode usar recortes de jornal, guardanapos, papel de scrapbook ou tecido adesivo. É fácil de fazer e o resultado fica bem legal.
Boa semana a todos.

2 Comentarios

  1. Adorei esse DIY!
    Tenho uma embalagem de panetone igualzinho, vou tentar fazer!
    A iluminação dessa luminária fica fraquinha ou forte?

    Bjsss

    Lisa

    casadoseagora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lisa, para deixar a iluminação mais forte, é só deixar o soquete mais para baixo na hora de dar o nó no fio paralelo. Faz sim que é facil e fica bem legal, depois manda uma foto pra eu colocar aqui. Beijos!

    ResponderExcluir