Como fazer uma pintura degradê no seu móvel

Bom dia! Um tipo de pintura que vi em vários lugares por aí é a pintura degradê (que algumas pessoas chamam de ombré). É aquela pintura que vai do tom mais forte ao mais claro de maneira gradual.

É possível fazer essa pintura de dois modos num móvel: usando tinta spray ou usando tinta para madeira, rolinho e pincel.

Se você optar pela tinta spray, pode pintar apenas uma parte da madeira, como na foto abaixo.



banco com pintura ombré


Se quiser fazer o contraste entre o colorido e o branco, comece pintando seu móvel de branco. Em seguida pinte a base (ou a parte mais escura) e deixe por último a junção entre as duas partes. Nela, apenas borrife o spray rapidamente e com uma distância aproximada de 20 cm.

Nas primeiras fotos abaixo, foi usado o spray branco para fazer o efeito degradé.


mesinha com pintura ombré

cadeira com pintura ombré


Nesse banquinho foi usado o spray azul petróleo para fazer o efeito degradé.


banco com pintura ombré


Se preferir tinta para madeira, minha sugestão é comprar uma tinta branca, a tinta mais forte e vários potes para misturar os tons intermediários. No móvel abaixo, por exemplo, você tem seis gavetas. Na gaveta superior, use a tinta verde pura. Na segunda gaveta, adicione 1/2 copo (ou qualquer outra medida que você estabeleça como uma padrão) de tinta branca. Na terceira, adicione 1 copo de tinta branca e assim por diante.


estante com pintura ombré

estante com pintura ombré


Eu já usei a segunda técnica para pintar algumas garrafas e meu conselho é calcular tinta a mais na hora do preparo. Se faltar tinta, é difícil fazer exatamente o mesmo tom.

A técnica não é difícil e dá um efeito bem bonito no seu móvel. Vamos tentar?

0 Comentarios