Como trocar o vidro do forno | fogão

No começo da pandemia a minha irmã, que agora está fazendo pães caseiro todas as semanas, teve um imprevisto com o fogão dela. Ela tinha acabado de assar um pão no forno, caiu água fria no vidro interno do forno e ele espatifou.

Como ela não queria chamar ninguém em casa, ela e meu cunhado resolveram procurar uma solução faça você mesmo para fazer esse conserto.

O fogão deles é um modelo da Brastemp, de 4 bocas e eles não encontraram no site nenhum modelo com a medida exata do vidro do forno deles.

Por isso, resolveram encomendar o vidro sob medida em uma vidraçaria. Eles pediram um modelo de 4mm lapidado com canto moeda. Além disso, eles compraram um adesivo de silicone preto para alta temperatura.


1) SOLTAR A PORTA DO FORNO

A primeira coisa que você tem que fazer é soltar a porta do forno. No fogão deles, você tem que travar duas linguetas que ficam na dobradiça da porta e puxar a porta para fora.

Para saber como fazer isso no seu fogão, a minha dica aqui é identificar o modelo do seu fogão e procurar um vídeo sobre como tirar e encaixar a porta dele.


2) LIMPE BEM A SUPERFÍCIE


Com a porta desencaixada, você vai colar o vidro. Para isso, é muito importante que a superfície esteja bem limpa e sem gordura.

Então o próximo passo é esse: limpar bem e desengordurar a superfície onde será aplicado o adesivo de silicone.


vidro do fogão


3) APLIQUE O ADESIVO  E COLE O VIDRO

Espalhe o adesivo silicone (eles seguiram um formato zigue zague) por toda a superfície onde será colado o vidro. Em seguida encaixe o vidro conforme a foto abaixo:



vidro forno


Para garantir que a superfície fique certinha e cole por igual, eles colocaram um banquinho em cima do vidro enquanto o adesivo secava. Segundo o fabricante, o tempo de secagem da cola é de 20 minutos, mas eles deixaram um pouquinho mais, 30 minutos.


porta forno



4) MONTE NOVAMENTE A PORTA


Após a secagem da cola, você pode montar novamente o seu fogão. Para encaixar a porta você deve travar a lingueta na porta e encaixar a portar. Destrave a lingueta para a porta abrir e fechar normalmente.

Parece difícil? Mas não é e fiz esse vídeo aqui para tirar todas as dúvidas:





O custo do reparo foi cerca de R$ 27.00. Ela já fez isso há mais de um mês e forno está funcionando perfeitamente.

Uma coisa que minha irmã relatou nos primeiros dias de uso do forno foi um cheiro bem forte de borracha queimada.

Depois de um tempo esse cheiro sumiu e o forno voltou firme e forte às fornadas de pão.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas suas redes e ajude a divulgar o canal e o blog. Muito obrigada!




0 Comentarios