Como fazer pátina numa parede de tijolos

Quando eu mudei para o meu apartamento novo a primeira transformação que eu tinha em mente era descascar a parede e deixar uma parte no tijolo. Infelizmente descobri que a minha parede não era feita de tijolinho e sim de bloco cerâmico - contei sobre isso nesse post AQUI.

Mas segui com a vontade de fazer uma parede de tijolinho e quando a minha sogra pediu para fazer algumas melhorias na casa dela, achei que era uma boa oportunidade para fazer isso.

Na entrada da casa tem uma garagem e todas as paredes tinham chapisco, que é essa textura bem comum em casas mais antigas:


chapisco


Como a garagem é pequena, muitas vezes a porta do carro batia na parede e com a textura de chapiscos é comum dar uma leve riscada no carro.

Para tirar o chapisco foi preciso um tanto de paciência, uma talhadeira e uma marreta. No final o resultado foi esse aqui:


parede tijolos


Uma parede com bastante marcas de rejunte, com muitas imperfeições:


tijolo aparente


Como é a parede da garagem e não vamos colocar nenhum quadro, nada para decorar a parede, achamos melhor fazer uma pátina no tijolinho, para disfarçar as imperfeições:


patina no tijolo


Para fazer a pintura eu usei tinta acrílica branca e apliquei a tinta com uma trincha. Comecei a pintura passando o pincel no sentido horizontal, da esquerda para a direita.

Em seguida mudei o sentindo, aplicando a tinta de cima para baixo e achei que ficou melhor assim:


pintar tijolo


Como a ideia era deixar essa efeito de pátina, não cobrir toda a parede, eu dei apenas uma demão de tinta.


pintar tijolo


E como vocês podem perceber, as imperfeições da parede ficam muito mais discretas, mas o efeito ainda é de uma parede rústica.

Se você não curte muito uma decoração rústica, pode dar mais demãos de tinta até a sua parede ficar totalmente branca, também fica super bonita.


pátina no tijolo


Para conferir mais algumas fotos e ideias eu gravei um vídeo mostrando tudo. O vídeo está disponível no YouTube. Clique aqui e se inscreva para assistir!







0 Comentarios