Como fazer uma cama de casal | DIY

Meu quarto novo é bem menor que o meu quarto anterior. A minha cama de casal antiga ficou muito grande para esse novo espaço e minha solução foi botar a mão na massa para construir uma nova cama de casal, perfeita para um quarto pequeno.

Para esse projeto eu usei os seguintes materiais:

- 1 chapa de compensado 2200 X 1600 mm de 20mm de espessura; - 4 caibros de 340mm com espessura de 45 x 45mm; - 1 caixa de parafusos de 4 X 40mm - 12 buchas e parafusos M8; - furadeira; - parafusadeira; - grampo de marcenaria.


A chapa de madeira eu comprei numa loja no centro de São Paulo, que vende madeiras, ferramentas e materiais e já pedi numa loja parceira todos os cortes das madeiras. Isso facilita muito, porque você já recebe tudo pronto.

Ou melhor, quase pronto... A madeira vem sem nenhum tratamento, bem áspera e rústica e o maior trabalho é justamente tratar todas as madeiras.

Então liga uma música, escuta um podcast que aqui o trabalho é longo. O tratamento da madeira exige três demãos de Stain. E antes de aplicar o produto, a madeira precisar estar lisinha, o que inclui também o trabalho de lixar todas as peças de madeira entre cada demão.


cama de casal

Para aplicar o Stain eu usei um pincel e um paninho. Como vocês podem perceber pela foto, ele escorre um pouco e a maneira de aplicar é sempre essa: passar o produto e depois retirar o excesso.


DIY cama de casal

Com todas as madeiras prontas começamos a montar o projeto. A primeira parte é fechar a caixa unindo as madeiras. Para isso fiz um furo guia com a furadeira e uma broca 3 para madeira e depois coloquei o parafuso com a parafusadeira.


DIY cama

A segunda parte na montagem foi fixar os 4 pés. Para isso usamos bucha e parafuso M8, isso permite que os pés sejam desmontados quantas vezes for necessário, sem danificar a madeira. Usamos a furadeira com a broca 10 para madeira (que tem o mesmo diâmetro da bucha M8):


como fazer uma cama de casal

Para colocar as buchas você precisa de uma chave hexagonal e aqui fizemos uma gambiarra que deu certo: usar a pistola de silicone pra fazer isso. Colocamos as 3 buchas e depois os parafusos.


diy cama

Então coloquei as ripas laterais da cama, que vão sustentar o estrado. São 5 ripas no total: uma fixa na lateral esquerda, outra na lateral direita e três no meio. Coloquei as ripas laterais usando 5 parafusos para a fixação.


cama de casal

As ripas do meio eu fixei com uma cantoneira de metal, como vocês podem ver pela foto:


quarto

Em seguida coloquei a última ripa, que fica no outro sentido para servir de sustentação para as ripas laterais. Essa ripa também foi colocada com duas cantoneiras:


como fazer uma cama de casal

Finalmente chegou a última fase da montagem: fixar o estrado. O estrado é formado por dez ripas de madeira. Fixei todos eles usando a furadeira e colocando o parafuso com a parafusadeira.


cama de casal

Para fazer esse projeto eu contei com uma parceria com a Emma colchões, uma marca já muito estabelecida na Europa e que agora está também no Brasil.

O colchão vem nessa caixa pequena e é super fácil de transportar:


cama de casal

Além disso, tem um estilete próprio para a abertura do colchão. Assim que você rasga esse plástico ele infla e vira um colchão de 25 cm!


colchão emma

O colchão vem com uma capa protetora que pode ser facilmente retirada para lavagem e tem várias camadas de espuma, o que garante o alinhamento da coluna.


Emma


Para conferir o passo a passo eu gravei um vídeo bem detalhado. O vídeo está disponível no Youtube. Clique aqui e se inscreva para assistir!




Para as pessoas que me seguem aqui vou deixar um código de desconto para os produtos no site da Emma: ACASAEHSUA.

0 Comentarios