Como fazer um estojo encadernado

Bom dia. No final do ano passado, postei uma foto no Instagram, de um estojinho personalizado que eu tinha feito. Ele ficou bem bonitinho e não é difícil de fazer.

Tudo começou porque eu comprei uma daquelas máscaras para dormir pra dar de presente e queria fazer um estojinho bonitinho e no tamanho certo para guardá-la.

Recebi um e-mail pedindo para eu explicar o passo a passo. Então segue:

estojo encadernado

MATERIAIS:
- cola branca;
- papel colorido;
- tecido;
- tesoura;
- elástico;
- papelão para encadernação.

Como eu nunca tinha feito isso, fiz alguns erros de principiante. O primeiro foi dobrar o papelão. Ele começa a rachar e fica todo marcado, não dá certo fazer dessa maneira. O segundo foi deixar um espaço pequeno entre as partes do papelão. Fica muito apertado e não cabe nada dentro.

Depois dessas tentativas frustradas, cheguei numa medida que deu certo. O meu estojinho ficou com 10,5 cm de altura por 5,5 cm de largura. Para cortar o papelão, eu fiz dois retângulos de 10,5 X 5,5cm e um de 10,5 X 3cm.

Para cortar o tecido, fiz um retângulo de 18X 12,5 cm (deixei uma folga de 1 cm entre os pedaços do papelão).

Agora vamos à montagem: passe cola em todo o papelão e cole as três partes no tecido (use uma régua para colar reto).


estojo encadernado

Espere secar e faça um corte nos cantos do tecido, dobre e cole o tecido para dentro.

estojo encadernado

Coloque mais cola e cole o papel colorido (usei um retângulo de 17 X 11,5cm). Para deixar o estojinho mais protegido, passe uma camada final de cola.

OBS: nessa parte, é importante que a cola esteja completamente seca antes de fazer a dobra. Se a cola não estiver totalmente seca, ele vai grudar (erro três).

Na hora de dobrar, passe a régua para ficar certinho. Por último é só medir o tamanho do elástico e cortar. Eu queimei a pontinha para não desfiar. 

 
estojo encadernado


Gostei tanto da brincadeira que fiz ainda alguns outros caderninhos de outras cores. Olha só:

estojo encadernado

Se ficou alguma dúvida é só me escrever. Bom final de semana!


0 Comentarios