Cozinha pequena: 4 dicas para ganhar espaço

Quem tem cozinha pequena muitas vezes sofre com a falta de espaço na hora de cozinhar, picar coisas, secar a louça limpa, etc.

Por isso separei 4 dicas para você aproveitar melhor o espaço da sua cozinha.


1 - Aproveite o espaço das paredes


Use o espaço livre das paredes para colocar coisas que você teria que guardar dentro do armário, como panelas, louças, temperos, cereais, etc.

Nessa casa, eles penduraram uma barra no teto para colocar as panelas, uma prateleira pequena para algumas louças e um imã para as facas. A geladeira também serve como suporte para o microondas:


cozinha pequena


Aqui foram usadas 3 barras na parede: a de cima ficou com as panelas, a do meio com as frigideiras menores, uma tesoura e duas cestas com utensílios de cozinha. A de baixo ficou com as frigideiras e com os utensílios maiores. Além de poupar espaço, já deixa a parede decorada:


panelas penduradas


Além de poupar espaço, o contraste da parede preta com as panelas prateadas já deixa a cozinha muito mais bonita.


2 - Use a bancada como mesa


Outra dica é ter a mesma bancada para cozinhar e para comer. Você pode fazer a bancada da cozinha prolongada e aproveitar esse espaço extra para o espaço das refeições.

Essa cozinha, que é bem pequena aproveitou também a área da parede para guarda louças e panelas:


bancada cozinha


Mais uma cozinha pequena e muito bem aproveitada e essa bancada tem uma altura perfeita para sovar massas, picar ingredientes, etc:


bancada cozinha


3 - Invista em um escorredor de parede


O escorredor de louças pode ser de dois modelos: aquele de pia, que fica em cima da bancada ou de parede. Esse segundo fica suspenso e por isso, a bancada fica livre.

Quando você vai fazer uma marcenaria planejada na cozinha, já pode pedir um gabinete com escorredor embutido, como esse aqui:


escorredor cozinha


O meu escorredor é bem antigo e eu comprei ele quando morava num apartamento de 29m2 no Rio de Janeiro. A minha cozinha era muuuuuuito pequena (contei dela AQUI) e eu troquei o escorredor de plástico que veio no apartamento por esse modelo para colocar na barra.

Eu gostei bastante dessa solução e mantive ela no meu apartamento atual. Mas ele é pequeno e eu confesso que tenho bastante inveja daqueles escorredores grandes e suspensos rs.


escorredor cozinha

4 - Aproveite o espaço dos seus móveis


Pense nos seus móveis como expositores: tem espaço sobrando na lateral? Coloque um organizador para os seus objetos. 

Essa imagem foi uma que eu usei como inspiração do meu móvel do fogão (que eu contei AQUI). Eu enviei essa imagem para a marcenaria e pedi um porta temperos assim.

Na face lateral desse móvel foram instaladas duas barras para colocar utensílios. Uma ideia simples e que ajuda bastante na organização:


organização cozinha


Outra ideia bem legal é usar dois nichos de prateleiras para criar um móvel maior e assim, armazenar panelas:

panelas penduradas


Para reproduzir essa ideia você pode fixar uma tábua no meio dos dois nichos e instalar uma barra para colocar as suas panelas no meio.

Além dessas ideias, gravei um vídeo com mais de 15 imagens, todas seguindo essas 4 dicas. Vamos conferir?




Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!

0 Comentarios