26/10/2020

Como usar a furadeira

Uma ferramenta que sempre causa medo e dúvida na hora de ser usada é a furadeira. A primeira vez que eu usei a furadeira foi num curso de vitrine. Tive que furar a parede da escola para pendurar um balanço e lembro que me senti muito "adulta" fazendo isso sozinha.

A partir daí eu comecei a usar cada vez mais a furadeira e hoje considero ela essencial na hora de decorar a casa. 

Qualquer prateleira, quadro, vaso precisa ser colocado com bucha e parafuso. Então vamos perder o medo da furadeira?


Escolha a broca, a bucha e o parafuso adequados



A escolha da broca vai depender do tamanho do furo e da superfície que você vai furar. A broca para madeira tem uma ponta diferente da broca para tijolo. Então primeiro pesquise o tipo de broca necessário para a sua superfície.

Em seguida, veja o peso do que você quer pendurar. Um espelho levinho, de até 2 quilos, pode ser pendurado com uma bucha e um parafuso 4. Já um espelho pesado, exige outra bucha e outro parafuso.

O tamanho da broca deve ser compatível com a bucha e com o parafuso que você vai usar. Depois que você definiu isso, você deve encaixar a broca na sua furadeira:


usar a furadeira

furadeira


Marque a superfície



Depois que você já marcou com um lápis a superfície que vai furar, a minha dica é fazer essa marcação também com o parafuso.

Você coloca o parafuso na marcação e bate com o martelo. Isso evita que a furadeira escorregue e garante que o seu furo fique no lugar certo:


furadeira como usar


Faça o furo



Coloque a broca na marcação que você acabou de fazer e ligue a furadeira (minha dica é começar com uma velocidade baixa).

A furadeira deve entrar reta na superfície, para assim o parafuso também ficar reto.


furar a parede


Para conferir se o seu furo deu certo coloque o parafuso dentro dele e veja se ele entra até o final. Se ficar um pouco para fora, aumente o furo.


Coloque a bucha e o parafuso



O próximo passo é colocar a bucha e o parafuso. Vou dar uma dica que ajuda muito: coloque um pouco de óleo de cozinha nos dois. 

A bucha você enfia com um martelo e o parafuso você vai colocar com a chave adequada.

Pareceu difícil? Fiz um vídeo com o passo a passo para tirar de vez as dúvidas com a furadeira:






Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!