Como deixar seu móvel velho de cara nova

Eu gosto muito dos projetos de renovação de móveis. Primeiro porque acho um trabalho bem divertido de fazer e segundo porque ao invés de comprar um móvel novo, deixamos o velho com uma nova cara.
Muitas vezes fico em dúvida em que tinta usar, como pintar puxadores, como pintar metal, etc. E por isso, hoje vou falar dos projetos da Nicole do blog Visual Heart e dos materiais que ela usa na transformação dos móveis dela.

O primeiro antes / depois é essa cômoda que estava bem capenga e olha que linda que ficou! A frente da gaveta, que era feita de compensado, foi trocada por uma de madeira. Os pés e o puxador também foram trocados.
Depois de lixar a superfície a ser pintada, foi aplicada uma camada de primer (o produto equivalente aqui seria um fundo nivelador). Passe duas camadas finas de tinta. Depois você passa as cores escolhidas para o móvel. As duas tintas escolhidas (o branco e o azul) foram aplicadas com rolinho de espuma. Nos cantos mais difíceis, use pincel.

Móvel pintado

Nesse segundo móvel foi usada a mesma técnica do móvel acima. Nas grades de metal, foi aplicada tinta spray metálica na cor prata.

Móvel pintado

Essa outra cômoda também foi recuperada com os mesmo materiais das anteriores. Mas para deixá-la ainda mais bonita foi feita decoupage na lateral das gavetas. Você pode usar tecido adesivo, ou algum papel com estampa bonita, aplicá-lo com cola branca (diluída em água) e para proteger, aplicar verniz spray.

Móvel pintado


Já essa era uma mesa para máquina de escrever. Foi comprada por um preço bem baixo e virou um mini bar descolado. Ela é de metal e eu sempre achei que era melhor usar spray para o metal. Ao invés disso, ela usou WD40 primeiro, para limpar a superfície. Depois foi passado o mesmo fundo e a mesma tinta dos móveis anteriores. Você deve escolher uma tinta para madeiras e metais.
Móvel pintado

Essa mesinha bem estragadinha pode ficar com uma cara bem melhor. Olha como os pés estavam enferrujados. Após a retirada da ferrugem, os pés foram pintados com spray prateado. As demais superfícies, de fórmica, foram pintadas com spray epóxi.

Móvel pintado

Se você também tem um móvel restaurado ou quer sugestões para renovar seu móvel velho, mande um e-mail para blogacasaehsua@gmail.com. Muitas vezes vale mais a pena investir na restauração do seu móvel velho do que comprar um novo.

4 Comentarios

  1. Anônimo3/10/15

    Olá Mariana,
    Amei suas inspirações, as peças ficaram belíssimas.
    Grande beijo
    http://que-ridorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Mariana!
    Que lindas transformações! Renovar os móveis valoriza qualquer tipo de decoração, né?
    Um beijo, Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ines, é verdade. Eu pintei o balcão da minha cozinha e ficou outra coisa. Beijos.

      Excluir