Como tirar mofo de madeira

Há um tempo atrás eu comprei uma tábua de madeira, usava ela para cortar pães, para servir aperitivos, etc. Na pandemia, trancada em casa, resolvi testar outras maneiras de aproveitar mais a minha varanda.

E foi assim que descobri que a minha tábua encaixava na grade da minha varanda e virava uma ótima mesinha:


mofo da madeira


Depois de cinco meses de uso, a minha mesinha ficou horrorosa, cheia de mofo e com pontos pretos e aí eu percebi que teria que tratar a madeira para tirar o mofo e deixar ela protegida para ficar na área externa.


lixar a madeira


Para tirar o mofo você tem que lixar a madeira. Eu comecei a fazer isso a mão, com uma lixa número 80, que é bem grossa.


como tratar mofo na madeira


E aí eu percebi que teria muito trabalho, então peguei uma lixadeira e foi muito mais fácil. Na hora de usar a lixadeira é importante ir trocando a lixa, conforme ela fica gasta.

Eu usei uma folha de lixa número 80 (porque você corta em quatro para colocar na lixa) e duas folhas de lixa número 120 para lixar toda a tábua.


mofo na madeira


Depois de tirar todo o mofo eu resolvi proteger a madeira para ela poder ficar na varanda sem problemas. Usei um verniz chamado Polikol, a base de solvente.

Ele não precisar ser diluído, então apliquei o verniz com um pincel e em seguida passei um paninho para tirar o excesso e deixar o verniz uniforme.


verniz na madeira


Eu segui a recomendação do fabricante e apliquei três demãos de verniz, dando uma pequena lixada entre a primeira e a segunda demão.

Depois das três demãos a minha tábua / mesinha estava pronta para voltar à ativa na minha varanda:  


mofo na madeira


Para mostrar todo o processo, preparei esse vídeo aqui:




E se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajude a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!




0 Comentarios