4 Dicas para organizar a cozinha

Uma coisa que eu gosto muito de pesquisar são maneiras de deixar a minha cozinha mais prática e organizada. Tenho muito mais ânimo em cozinhar se eu sei onde estão as coisas e se eu tenho espaço na bancada.

Hoje vou dar 4 dicas para organizar a cozinha que vou implementar aqui na minha casa.


1 - Espaço embaixo da pia


O espaço embaixo da pia é sempre um desafio na hora de planejar a marcenaria da cozinha. O sifão dificulta o uso de gavetas e prateleiras.

Uma boa solução é deixar esse espaço para lixeiras e produtos de limpeza e ainda aproveitar a porta para um cestinho com panos:


organizar a cozinha


Nessa cozinha as prateleiras foram colocadas nas portas e o espaço embaixo da pia ganhou cestos organizadores com panos, papel toalha e produtos de limpeza:


espaço embaixo da pia


2) Pedra em L


Aqui na minha casa eu tenho a pedra da cozinha em L. E sofro com a dificuldade em pegar as coisas embaixo da pedra:



cozinha em L


Por isso achei incrível essa ideia: fazer uma gaveta em L, acompanhando o desenho da pedra. 


gaveta em L


Para organizar as gavetas eles usaram caixas de acrílico, que você encontra em lojas que vendem coisas de casa.


gaveta cozinha



3) Guardar panelas


As panelas ocupam um espaço grande nos armários e eu sempre coloco uma em cima da outra. Na hora de cozinhar, sempre vem a tarefa chata de achar a panela e tirar as que estão em cima...

Gostei bastante dessa solução: são varões extensíveis dentro de uma gaveta grande e assim você consegue guardar as tampas e as panelas na gaveta:


organizar panelas


Outra ideia prática é colocar esses veios nas gavetas para poder colocar uma divisória entre as panelas. Essa divisório pode ser feita com uma madeira bem fina ou com um plástico grosso.


organizar panelas


Se você não usa gavetas e sim um armário alto para colocar as panelas, pode pensar nessa solução com um varão extensível. Ele foi colocado na parte de cima do armário e as panelas ficam penduradas com ganchos em S:


organizar panelas



4) Guardar potes


Potes são muito úteis para guardar as sobras na geladeira, eu sempre guardo potes de manteiga, sorvete, etc. Como eles tem tamanhos diversos, ficam difícil pensar numa boa maneira de organizá-los. 

Achei essa solução bem legal: uma forma grande serve para armazenar os potes e as tampas foram colocadas nesse suporte de pratos:


organizar potes


Uma outra maneira de organizar é deixar os potes numa gaveta ou na prateleira do armário e colocar as tampas na porta, num cesto:


organizar potes



Para conferir mais algumas fotos e ideias eu gravei um vídeo no meu canal. O vídeo está disponível no YouTube. Clique aqui e se inscreva para assistir!




0 Comentarios