Como tingir uma peça de roupa em casa

Vocês já conhecem bastante a minha casa. Mas uma coisa que eu nunca falo por aqui é sobre o meu trabalho. Eu sou consultora de estilo, esse AQUI é o meu site. Sou adepta do guarda-roupa cápsula, que tem poucas peças de roupas / sapatos e as peças coordenam entre si, é fácil fazer combinações.

A abordagem minimalista no vestuário foi um divisor de águas na minha vida. Desde que eu passei a ter poucas peças e apenas peças que amo, o meu vestir se tornou leve, rápido e com a minha personalidade.

Nesses últimos meses, aproveitei o isolamento para rever algumas peças que estavam paradas no meu guarda-roupa. Uma dessas peças foi um moletom que habita meu armário há mais de 6 anos. Ele foi comprado num brechó (ou seja, nem sei quantos anos ele tem), é 100% algodão e não tem uma única bolinha (o que demonstra que é uma ótima malha).

Quando eu comprei ele era laranja, uma cor que eu não gosto muito e tive a ideia de tingi-lo de preto, uma cor bem mais fácil. Usei um corante em pó e o resultado não foi muito satisfatório:



tingir roupa, tingir roupa em casa, como tingir roupa, tirar mancha de roupa, roupa manchada, como tingir roupa em casa, como tingir roupa manchada


Apesar desse resultado péssimo, não tive coragem de me desfazer dessa peça. Ele é muito quentinho, confortável, enfim...

Mas era hora de dar um ultimato ao bichinho: ou eu arrumava ele ou teria que me desfazer, porque um guarda-roupa enxuto não funciona com uma peça que você usa pouco.

Pesquisei alguma alternativas e encontrei um produto para tingir roupas que pode ser usado na máquina de lavar: esse AQUI . Resolvi testar e gostei bastante, olha como ficou:


tingir roupa, tingir roupa em casa, como tingir roupa, tirar mancha de roupa, roupa manchada, como tingir roupa em casa, como tingir roupa manchada

Sorte que não me desfiz dessa peça, agora tenho só um moletom no meu guarda-roupa, mas que é tão bonito e veste tão bem que uso muito.

Desde então me aventurei e tingi algumas outras peças. Vou dar algumas dicas:

  • quanto maior a quantidade de corante usada, mais intensa a cor;
  • se você tingiu uma primeira vez e não gostou tanto, achou que a cor ficou fraca, você pode tingir de novo até alcançar o resultado que espera;
  • o tingimento funciona em tecidos naturais, olhe a etiqueta de composição da peça;
  • funciona super bem para peças que estão desbotadas, elas ficam ótimas.

Para saber como fazer isso, gravei um vídeo com o passo a passo:




Quando eu postei esse vídeo no YouTube, uma pessoa comentou que eu estava gastando muita água e muita energia, que eu deveria doar o moletom. Essa dúvida é bem comum, mas tingir uma peça gasta bem menos água do que produzir uma nova.

Além disso, precisamos pensar também na questão do descarte. Roupas não são descartáveis, elas devem ser compradas para serem usadas por muito tempo. E acredite: comprar uma roupa que você ama e que vai usar muito leva tempo e planejamento, mas é muito bom.


0 Comentarios