Método de organização Marie Kondo

Há alguns meses eu resolvi começar uma nova arrumação na minha casa. O objetivo era evitar coisas que sempre ocorrem na minha rotina: preciso de um pen drive e começo a procurar pela casa, no meio da busca me deparo com coisas que já nem lembrava que existiam e que me afastam da minha busca inicial.

Rotina que também acontecia no meu guarda-roupa, porque não tinha todas as blusas em um mesmo local do armário.

Isso começou depois que a minha irmã me emprestou um livro que se chama "Marie Kondo: a mágica da arrumação - a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida". Um dos meus erros frequentes dos dias de arrumação em casa é que eu separava tudo por cômodos e no livro, ela fala que cada item deve ter um local certo na casa.

Eu fiquei semanas guardando diversas caixas e comprei algumas maiores. O objetivo era que, mesmo dentro de uma gaveta, os objetos estivessem em compartimentos para evitar a bagunça. Na minha mesa de trabalho, eu tinha um quadro organizador e um cestinho que vivia cheio de canetas, grampeadores, cartões de visitas, clipes, grampos, etc. Sempre que tinha que procurar algo menor, despejava todo o conteúdo em cima da mesa para caçar o tal objeto.

Resolvi então, colocar três copos de iogurte dentro desse cestinho: um fica com canetas coloridas, outro com tesoura, lapiseiras e outro com canetinhas. Uma coisa super simples, mas eu nunca mais precisei jogar tudo em cima da mesa para achar as coisas:



marie kondo, organização, organização, organizar a casa, diy, faça você mesmo, a casa eh sua, kondo marie, kondomarie, organizer, personal organizer


Minhas gavetas também seguiram o mesmo conceito: as tomadas, benjamim ficam dentro de uma caixinha específica (da água de coco) e os cabos também (da lente de contato rs). E finalmente todos os meus pen drives encontrados pela casa no processo também ganharam um lugar único.


marie kondo, organização, organização, organizar a casa, diy, faça você mesmo, a casa eh sua, kondo marie, kondomarie, organizer, personal organizer


Na parte do guarda-roupa, eu tinha duas gavetas para roupas de cama e os lençóis ocupavam um espaço muito grande. Não tem fotos no livro, então pesquisei algumas maneiras de arrumá-los e achei uma muito boa para lençóis de elástico.

O que antes ocupava toda uma gaveta, passou a ocupar a metade do espaço e meu guarda-roupa finalmente conseguiu ser totalmente arrumado. Para aprender essa ótima maneira e ganhar espaço, preparei esse vídeo para vocês:




Como eu falei no início do texto, esse processo começou há alguns meses e ainda não terminou. Doei muitas coisas que não usava (mas que gostava e por isso mantinha no armário) e ainda não determinei o espaço final de todas as coisas, porque algumas exigem móveis mais práticos e de acordo com a minha rotina.

Vou dar um dica que ajudou bastante: tenha sempre cabideiros no quarto, na entrada da casa e no banheiro. Sempre que você trocar de roupa, é bom ter um espaço para deixar a roupa usada arejar sem causar bagunça.

Outra dica ótima: você pode doar várias coisas no Exército da Salvação. Eu agendei a coleta no site e eles vieram buscar as coisas na minha casa. Estou separando mais uma leva de coisas e dois móveis lindos e pesados que resolvi desapegar.

E se você gostou das dicas, compartilhe nas sua redes. Muito obrigada!




0 Comentarios