5 dicas essenciais para a customização de móveis

Bom dia! Uns adoram, outros dizem não ter aptidão para tal tarefa, mas a grande verdade é que vem crescendo de forma exponencial a customização de móveis. Por se tratar de uma técnica relativamente barata e que tem o poder de dar cara nova a qualquer ambiente, muitas pessoas tem preferido investir na customização de seus móveis antigos à comprar novos para determinado cômodo.
Gostou da ideia? Ficou curiosa? Confira a seguir algumas dicas para customizar os móveis da sua casa.

Trocando o estofado 
Com o tempo os tecidos tendem a se deteriorar. Quando isso não ocorre, o que estraga é o gosto do dono pelos tecidos e cores que encapam os móveis. Uma boa saída, é chamar um tapeceiro e pedir para ele repaginar seu sofá, poltrona ou até mesmo aquela cadeira acolchoada que você tem. Ele irá lhe propor diferentes opções de tecidos e estampas que certamente darão uma nova vida aos seus móveis e, o melhor de tudo, por um preço camarada. 



Andrea Sabbato


Faça você mesmo
Enjoou daquela mesa de centro da sala de estar ou então não aguenta mais olhar para aquela estante do quarto? Que tal pintar tudo? Embora pareça uma ideia chata e difícil de ser feita é muito mais simples do que parece, porém requer alguns cuidados. Algumas superfícies devem ser lixadas antes da camada de tinta, que precisa ser especifica para o local a ser pintado (como madeira ou metal, por exemplo). Se você escolher uma banqueta, por exemplo, pode no futuro transformá-la para ter um móvel novo. É um pouco trabalhoso, mas o resultado final será um móvel todo customizado por você e com pouco dinheiro gasto!





Porque não construir um móvel você mesmo?
Outra ideia que parece absurda, mas que está totalmente ao seu alcance. Móveis pequenos são simples de serem montados, pode ser uma pequena bancada, um criado mudo, uma mesa de centro ou quem sabe um banquinho? Há tutoriais de como montar seus próprios móveis espalhados por sites e revistas especializadas no assunto, é divertido e totalmente compensador no final.



Instructables
A casa eh sua



Adesivar pode ser uma boa ideia
É comum possuirmos mesas riscadas, ou então alguma superfície com imperfeições. A dica serve também para móveis que estão em perfeito estado de conservação, pois ela dá outra cara ao objeto. É possível utilizar adesivos como papel contact para realizar tal transformação. Essa cômoda abaixo, foi pintada de cinza na base e nas gavetas, aplicação de vinil adesivo preto e laranja neon:


A casa eh sua


Aplique determinada pintura profissional
Existem pinturas que exigem a contratação de um profissional para ser realizada, é o caso da pátina, por exemplo, que faz com que móveis escuros se tornem claros. O resultado final é tão impressionante como comprar um móvel novo para sua casa.





E você? Possui mais alguma dica de customização de móveis? Deixe sua dica nos comentários. Ficarei muito feliz em poder compartilhar mais ideias para customizar móveis.

0 Comentarios