Como personalizar uma mesa de bar

Olá, como eu já comentei por aqui, minha família é bem grande e com uma certa frequência comemos todos na casa da minha mãe, o que exige uma mesa maior. Nessas ocasiões, ela monta três mesas (aquelas de bar, de madeira) para acomodar todo mundo.

As mesas estavam com aquela carinha bem normal, meio sem graça e resolvi deixá-las mais bonitinhas. Para isso, peguei as tintas que tinha em casa, que combinavam e resolvi pintá-las de uma maneira que desse para variar a combinação e ficasse diferente.

Mesa de bar colorida

A primeira coisa que fiz foi passar thinner nas mesas para limpar. Dê uma olhada abaixo como esse passo incial já deixa a mesa pronta para ser lixada.

limpar a madeira

O segundo passo é lixar a superfície que será pintada, até sair o brilho da mesa. Eu lixei os pés também porque queria clarear o tom da madeira. Eu não tinha primer pra usar como base, então passei uma camada de tinta branca (a base d'água).

pintar a madeira

Eu resolvi usar três cores para pintar as mesas: marrom, azul e coral. E montei três pinturas diferentes em cada mesa, que ficasse legal se eu usasse uma, duas ou as três mesas juntas. 

Eu usei fita crepe para delimitar o local de cada cor. Uma dica aqui: eu resolvi fazer o contraste de cores no tampo da mesa e na lateral. Fazer esse contraste dá bastante trabalho e na lateral, acaba não ficando muito evidente, então eu aconselho a usar a mesma cor do tampo, é bem mais fácil.

Eu não tinha tinta específica para madeira em casa, então usei tinta para parede mesmo (a base d'água). Em cada cor dei três demãos de tinta e usei um rolinho de espuma.

pintar uma mesa

Tirei as fitas e passei para a segunda cor. Como eu estava com medo de tirar a pintura recém feita, desgastei um pouco a fita antes da aplicação.

mesa colorida

Quando tirei essa fita, acho que por ter feito o desgaste, percebi que a tinta havia vazado em alguns lugares. Nada de pânico! Para corrigir isso, usei um pincel e repassei a tinta por cima. Na foto abaixo, por exemplo, eu usei o pincel para retocar a tinta coral nos locais onde o azul manchou. Nesse caso, passei duas demãos, porque o azul é bem escuro.

Para proteger a mesa, passei verniz. Usei um verniz a base d'água e apliquei também com o rolinho. Dei duas demãos.

problemas na pintura

Mais uma foto das mesas:

Mesa de bar colorida

Nas cadeiras (são seis), pretendo pintar apenas o encosto com as mesmas cores que usei na mesa. Assim que conseguir terminar, fotografo e coloco aqui o conjunto pronto.

0 Comentarios