Como ter plantas em apartamento

Quem aqui é fã de plantinhas em casa? Eu acho que as plantas deixam o ambiente muito mais aconchegante e adoro ter diversos vasos em casa.

Se você também é fã das verdinhas vou te dar uma dica que uso muito aqui em casa: plantar sementes e fazer muda com plantas que eu já tenho.


costela de adao


Mudas de plantas pendentes


Entre as pendentes eu gosto de fazer mudas com dois tipos de planta: peperômia e jibóia.

Para fazer mudas com a peperômia você só precisa cortar um ramo da sua planta e deixá-lo na água. Ele vai criar raiz (leva cerca de 3 semanas) e você poderá colocá-lo em um novo vaso.


peperomia

peperomia


A jibóia tem umas proeminências pelos ramos e é justamente nesse local que a raiz começa a crescer. O processo é o mesmo, deixar na água e esperar.

É muito importante trocar a água com frequência,  para evitar a proliferação de mosquitos. Eu troco a cada 5 dias e coloco sempre uma gotinha de água sanitária.

Aqui nesse vidro, você consegue ver a jibóia já com a raiz desenvolvida e pronta para ir para a terra:


jiboia


Mudas de plantas não pendentes


Minha planta preferida para fazer mudas é a costela de adão. Eles cresce super rápido, fica muito bonita em qualquer lugar e é uma planta fácil de cuidar.

Do meu vaso original já fiz essa muda que enfeita o meu escritório:


costela de adao


Esse outro vasinho que também enfeita o meu escritório (esse vaso foi o enfeite da mesa do aniversário do meu sobrinho, é desses baratinhos que você compra em loja de decoração de festa):


costela de adao


Essa outra costela de adão enfeita o meu quarto. Ela fica na água, numa jarra que eu não usava nunca:


costela de adao


Para fazer a muda da costela de adão não basta simplesmente cortar a folha e colocá-la na água. Ela precisa ter raiz para se desenvolver.

Por isso é importante fazer o corte sempre com a raiz, em destaque aqui no círculo amarelo. Ela irá se desenvolver e aí sim, você pode passar para a terra.


costela de adao


Vaso com sementes


Eu também aproveito sementes de algumas frutas e legumes que compro no supermercado para fazer vasos. O abacate é uma dessas frutas.  

Para fazer um abacateiro você vai deixar o caroço do abacate na água e trocar essa água a cada dois dias. Depois de cerca de um mês a raiz cresce e quando a planta estiver com uns 21cm, você pode passar para o vaso.

Olha que lindo o meu vaso que foi para a terra há quatro meses:
 

abacateiro


Quer fazer um tour junto comigo e conhecer os vasos da minha casa e saber mais detalhes sobre as mudas? Veja o meu vídeo:




Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!




0 Comentarios