DIY Coletivo - Upcycling

Bom dia! O tema do mês no DIY Coletivo foi upcycling. Para quem não conhece o termo, significa dar um novo uso à resíduos ou produtos inutilizados. A diferença do processo de reciclagem é que no upcycling o objeto é utilizado da maneira em que está, não há uso de energia nessa transformação.

Como eu falei há algumas semanas, estava pintando mais uma gaveta para fazer um quadro de ferramentas. Essa gaveta ficava embaixo de uma cama da casa da minha irmã, ela é grande e funda, perfeita para essa nova função.




 A primeira coisa que eu fiz, foi pensar na maneira de organizar as ferramentas, tentei algumas opções e, para não esquecer, tirei uma foto do esquema final do painel. Como ela é funda, o ideal é usar alguns ganchos na parte superior, para colocar ferramentas à frente.




A gaveta estava bem manchada na parte de dentro. Resolvi então, pintá-la de amarelo por fora e usar papel contact na parte interna Essa gaveta fica naquele meu quarto onde pintei triângulos amarelo e cinza na parede (esse aqui). Escolhi as mesmas cores para combinar.

O primeiro passo foi lixar a parte de fora da gaveta e passar duas demãos de tinta branca (usei tinta acrílica fosca, a mesma que uso na parede).




Passei em seguida duas demãos de amarelo (a mesma tinta da parede). Na parte interna,  Usei contact prata. Tive que fazer uma emenda, mas nem aparece. Para aplicar o contact, usei um paninho para não formar bolhas e depois usei o estilete para cortar o excesso.




Para deixar a gaveta mais legal e bem acabada, coloquei uma moldura de durex preto entre a lateral amarela e o contact cinza. OBS: esse é um ótimo truque para esconder qualquer parte torta quando você encapa uma gaveta com contact.





Agora é hora de colocar os parafusos para as ferramentas. Eu usei ganchos e parafusos. Preguinhos não deram certo, pois a parte do fundo da gaveta era muito fina e o prego não ficou firme.

Para prender a gaveta na parede, eu fiz dois furos (um de cada lado) na parte superior da gaveta e usei bucha e parafuso seis.

A parte de baixo da gaveta serve como prateleira para colocar lixadeira, brocas, chaves, etc.





Eu estou adorando a minha nova gaveta, é bem mais fácil achar tudo agora.

Esse post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Para ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage (http://facebook.com/diycoletivo). Tem projetos de luminárias, vasos, porta controle, banquinhos e muito mais! Vale a pena conferir a página. 

E se você é novo por aqui, se inscreva no sorteio da luminária A Casa é Sua, que vai até o dia 24/08.
Boa semana!

2 Comentarios

  1. Olá Mariana!
    Que ótima ideia que você teve em utilizar uma gaveta antiga em um nicho para guardar as suas ferramentas, adorei a solução dos ganchos. Deixando seu projeto bem funcional! =)
    Amei!
    Em nome do DIY Coletivo só temos a dizer que amamos a sua participação mais uma vez!!!! <3 Com certeza vai inspirar muitas pessoas, já que todas nós amamos um DIY, e ferramentas! Rs.
    Beijos, querida! Thamyrez

    ResponderExcluir
  2. Oi Thamirez, muito obrigada. Adoro os projetos do DIY Coletivo e vou participar sempre que puder (e tiver inspiração rs). Beijos.

    ResponderExcluir