Como fazer um varal de luz

Oi pessoal, tudo bom? Sou daquelas pessoas que quando passa por um varalzinho de luz comenta: "que lugar bonitinho". Aí pensei: "por que não fazer isso na minha varanda?"

Ela não tinha luz, nem extensão para uma luminária e achei o espaço perfeito para executar esse projeto.

Para dicas de qual fio e quais lâmpadas utilizar, eu usei uma tabela do blog Casando sem grana. O meu varal ficou com mais ou menos três metros de extensão (prendi de ponta a ponta na varanda e depois, usando abraçadeiras, voltei o fio até o meio da parede, deixando parte do fio de luz duplo).

Olha que charmosinha a minha varanda vista da rua. Dá até vontade de tomar um vinho, não?


varal de luz, light string


Para fazer o varal eu usei os seguintes materiais: quatro metros de fio paralelo de 1,5mm, oito soquetes como esses abaixo, com o fio já instalado, estilete, alicate para desencapar fio (vale a pena comprar um para esse projeto), fita isolante, 8 lâmpadas de 15W.


varal de luz, light string


Eu calculei uma distância de mais ou menos 35 cm de distância entre cada lâmpada. Com um estilete, separei as duas partes do fio. Com o alicate para desencapar, cortei cada metade e coloquei o soquete.

Eu acabei cortando um pedaço muito maior do que o necessário nesse primeiro soquete. Você pode fazer um corte de apenas 0,5 cm no fio para encaixar o soquete.


varal de luz, light string


Depois de juntar o soquete com o fio paralelo, usei a fita isolante para vedar a fiação. Eu fiz isso oito vezes, coloquei oito lâmpadas no meu varal.

Agora é hora de colocar a tomada. Eu comprei fio paralelo a mais, por segurança. Então cortei a sobra e deixei o varal bem próximo ao espelho de luz.

Para colocar a tomada, é só encaixar cada parte do fio desencapado no buraquinho (foto 4) e depois, fechá-la.


varal de luz, light string


Na hora de prender o varal, eu tentei inicialmente usar um fixa fio (esse preguinho abaixo). Mas a minha parede é muito dura e acabei entortando uns três pregos. 

A solução foi usar a furadeira e colocar uma bucha. Por isso, troquei o preguinho pelo parafuso (fotos abaixo). Como o varal é leve, usei bucha e parafuso no 5 (que encaixou certinho no fixa fio).


varal de luz, light string


Gostou da ideia? Então curta o post e deixe sua casa mais legal também.
Bom final de semana!



1 Comentarios

  1. Ficou linda e charmosa sua varanda...Grata por compartilhar. Vou fazer um varal tb..amor e luz p vc

    ResponderExcluir