Como fazer um rack de panelas com painel perfurado: um toque de criatividade na cozinha

Se você gosta de cozinhar, sabe como facilita ter a cozinha sempre organizada e com os utensíios à mão. Uma das peças essenciais para isso é um rack de panelas. Que tal dar um toque personalizado à sua cozinha, criando um rack de panelas único e cheio de charme? Foi exatamente o que fiz recentemente, utilizando um material bastante versátil e econômico: o painel perfurado.


rack panelas


Inspirando-se na Criatividade

A ideia de construir meu próprio rack de panelas surgiu da necessidade de organizar melhor as minhas panelas, que sempre ficavam empilhadas no armário. Eu tenho poucas panelas e a vantagem de usar o painel perfurado é que além das panelas, posso colocar outros objetos que uso bastante.

Planejamento e Preparação


O primeiro passo foi colocar as minhas panelas no chão pra escolher o tamanho do meu painel. Esse painel você já compra pronto e escolhi um tamanho de 60 X 120 cm, suficiente para as minhas panelas.

Além do painel, você precisa de ganchos para pendurar as panelas e utensílios no seu painel. Escolhi ganchos de 5 e de 10 cm.


rack panelas como fazer

Mãos à Obra: Construindo o Rack


Eu escolhi um painel branco, mas quando coloquei na cozinha, achei que ficaria melhor pintar de preto, que daria um destaque maior na parede, que é branca.

Então a primeira coisa que fiz foi pintar o painel de preto com um rolinho de pintura. Passei uma tinta preta para parede que já tinha em casa e dei três demãos.


Organizador de panelas

Fixação e Instalação

Após a pintura do painel, foquei na fixação e na instalação do rack na parede. É preciso que esse painel tenha um certo distanciamento da parede, porque você precisa colocar ganchos que ficam apoiados na parte de trás do painel.

Vi alguns modelos em que fazem uma moldura e alguns em que colocam ripas de madeira na parede para a sustentação. Como o painel é fino e as panelas são pesadas, achei que a segunda opção seria mais segura.

Peguei um sarrafo de madeira que tinha em casa e cortei 3 pedaços iguais, na mesma largura do meu painel, 60 cm.


rack panelas DIY


Escolhi a altura do meu painel ne fixei a primeira ripa na parede. Usei duas buchas e dois parafusos 6, um em cada canto da ripa.


rack panelas faça você mesmo

Calculei o meio do meu painel e instalei a segunda ripa. Nessa etapa é importante você ter um nivel e uma trena para ajudar com as medidas e garantir que o seu painel fique bem retinho.



rack panelas como fazer


O Resultado Final: Praticidade e Funcionalidade Unidas

Depois de instalar as três ripas de madeira a parede, meu rack de panelas feito com painel perfurado estava pronto para ser instalado na cozinha. Parafusei o painel nas ripas usando 3 parafusos em cada ripa, 9 parafusos no total.

Assim meu rack ficou bem seguro e posso colocar panelas sem medo. Além dos ganchos, coloquei também uma prateleira pequena, para ter coisas como sal, pimenta e mel sempre à mão.

O legal desse painel é que você pode colocar qualquer coisa nele: espátulas, pegadores e outros utensílios de cozinha, cestos para temperos, colheres de medida...




rack panelas


E não é só na cozinha que você pode ter esse organizador. Você pode colocar numa oficina e guardar ferramentas, pode colocar no armário e guardar bolsas, pode colocar no escritório.

Para te ajudar a criar o seu próprio rack, fiz um vídeo com todo o passo a passo. O video está no meu canal do YouTube, clique AQUI e se inscreva para assistir.





0 Comentarios