A casa eh nossa: renovação das Casas Taiguara

Comentei aqui há alguns meses, que esse ano iria usar esse espaço para fazer um projeto que sempre quis tirar do papel: renovar espaços que atendem a população carente. Acho que estamos num momento em que exigir mudanças, exercer a cidadania e ajudar o próximo é fundamental.

Eu, assim como todos, acho muito triste ver uma criança pedindo dinheiro,  um jovem armado e tantas outras injustiças que não deveriam acontecer. O primeiro projeto, as Casas Taiguara, funciona como um centro de acolhimento para crianças e adolescentes que estão na rua.

Ele foi criado em 1996 por Daniel Fresnot e desde então, mais de 17.000 jovens já passaram pelo local. As crianças passam sessenta dias no local e depois de uma avaliação, são enviadas para um abrigo permanente ou retornam à família.

No local, duas casas: a das crianças até 12 anos e dos jovens de 13 a 17 anos. Fui recebida e fiz um tour pelo lugar com a Conceição. Começamos pela casa dos adolescentes, onde ficam os jovens de 13 a 17 anos. As portas trancadas e as marcas de sapatos nas paredes, mostravam uma dura realidade de jovens que muitas vezes tentam escapar e voltar às ruas.

A casa é uma construção bem bonita e tem diversos cômodos. Todos dormem em beliches, tem o quarto e o banheiro dos meninos e o quarto e banheiro das meninas. Como em muitos lugares onde a reintegração, a educação, a alimentação, a higiene, enfim, os cuidados com esse jovens é a coisa mais importante, questões como a cor das paredes, dos beliches e todos aqueles detalhes que amamos em nossa casa parecem supérfluos.

Foi por isso que resolvi criar esse projeto, quero dar à esses jovens que passaram por coisas tão difíceis, uma casa que desperte esse sentimento de lar e aconchego.

Para os quartos, a ideia é adesivar as cômodas, colocar algumas prateleiras, cabideiros, colocar cortina nos armários, pintar os beliches (estão descascados) e pintar as paredes.


CASAS TAIGUARA, trabalho voluntário, doação, doar, ajudar, a casa eh sua, acasaehsua


No banheiro, quero colocar cortinas nos chuveiros, tapetes, cabideiros e prateleiras: 


CASAS TAIGUARA, trabalho voluntário, doação, doar, ajudar, a casa eh sua, acasaehsua


Nas áreas comuns, que incluem sala de aula, refeitório, salas de atividades, quero fazer um jardim vertical, criar uma brinquedoteca e uma biblioteca:


CASAS TAIGUARA, trabalho voluntário, doação, doar, ajudar, a casa eh sua, acasaehsua


Para concretizar o projeto peço a ajuda de todos. Coloquei esse projeto no vakinha e  AQUI você pode visualizar os custos, ver o vídeo das Casas Taiguara e fazer a sua doação.

Se você é uma empresa e  deseja doar tintas, materiais de pintura, artigos de decoração, livros, brinquedos, etc, sua empresa será divulgada no projeto. Se você é um leitor, saiba que o blog tem mais de 7.000 acessos mensais e com a doação de apenas R$ 1,00 conseguimos realizar o projeto.

Para mais informações mande e-mail para blogacasaehsua@gmail.com.
Uma ótima semana!

1 Comentarios

  1. Anônimo11/7/16

    gostei muito dos videos,achei-os criatvos,factiveis e muito praticos.Estou tornando-me assiduo;parabens.

    ResponderExcluir