21/11/2018

Método de organização Marie Kondo

Há alguns meses eu resolvi começar uma nova arrumação na minha casa. O objetivo era evitar coisas que sempre ocorrem na minha rotina: preciso de um pen drive e começo a procurar pela casa, no meio da busca me deparo com coisas que já nem lembrava que existiam e que me afastam da minha busca inicial.

Rotina que também acontecia no meu guarda-roupa, porque não tinha todas as blusas em um mesmo local do armário.

Isso começou depois que a minha irmã me emprestou um livro que se chama "Marie Kondo: a mágica da arrumação - a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida". Um dos meus erros frequentes dos dias de arrumação em casa é que eu separava tudo por cômodos e no livro, ela fala que cada item deve ter um local certo na casa.

Eu fiquei semanas guardando diversas caixas e comprei algumas maiores. O objetivo era que, mesmo dentro de uma gaveta, os objetos estivessem em compartimentos para evitar a bagunça. Na minha mesa de trabalho, eu tinha um quadro organizador e um cestinho que vivia cheio de canetas, grampeadores, cartões de visitas, clipes, grampos, etc. Sempre que tinha que procurar algo menor, despejava todo o conteúdo em cima da mesa para caçar o tal objeto.

Resolvi então, colocar três copos de iogurte dentro desse cestinho: um fica com canetas coloridas, outro com tesoura, lapiseiras e outro com canetinhas. Uma coisa super simples, mas eu nunca mais precisei jogar tudo em cima da mesa para achar as coisas:



marie kondo, organização, organização, organizar a casa, diy, faça você mesmo, a casa eh sua, kondo marie, kondomarie, organizer, personal organizer


Minhas gavetas também seguiram o mesmo conceito: as tomadas, benjamim ficam dentro de uma caixinha específica (da água de coco) e os cabos também (da lente de contato rs). E finalmente todos os meus pen drives encontrados pela casa no processo também ganharam um lugar único.


marie kondo, organização, organização, organizar a casa, diy, faça você mesmo, a casa eh sua, kondo marie, kondomarie, organizer, personal organizer


Na parte do guarda-roupa, eu tinha duas gavetas para roupas de cama e os lençóis ocupavam um espaço muito grande. Não tem fotos no livro, então pesquisei algumas maneiras de arrumá-los e achei uma muito boa para lençóis de elástico.

O que antes ocupava toda uma gaveta, passou a ocupar a metade do espaço e meu guarda-roupa finalmente conseguiu ser totalmente arrumado. Para aprender essa ótima maneira e ganhar espaço, preparei esse vídeo para vocês:




Como eu falei no início do texto, esse processo começou há alguns meses e ainda não terminou. Doei muitas coisas que não usava (mas que gostava e por isso mantinha no armário) e ainda não determinei o espaço final de todas as coisas, porque algumas exigem móveis mais práticos e de acordo com a minha rotina.

Vou dar um dica que ajudou bastante: tenha sempre cabideiros no quarto, na entrada da casa e no banheiro. Sempre que você trocar de roupa, é bom ter um espaço para deixar a roupa usada arejar sem causar bagunça.

Outra dica ótima: você pode doar várias coisas no Exército da Salvação. Eu agendei a coleta no site e eles vieram buscar as coisas na minha casa. Estou separando mais uma leva de coisas e dois móveis lindos e pesados que resolvi desapegar.

E se você gostou das dicas, compartilhe nas sua redes. Muito obrigada!




17/09/2018

DIY: como trocar a resistência do chuveiro

Uma das coisas que eu adoro fazer no frio é tomar um banho bem quente depois de chegar da rua gelada. Nas últimas semanas infelizmente essa minha tarefa não estava nada confortável. Meu chuveiro, que tem três níveis de temperatura, queimou na mais alta e o banho não estava tão quente.

Eu sabia que trocar a resistência era algo simples, mas não sabia que o fato de não funcionar em uma temperatura seria resolvido assim. O meu chuveiro é o modelo Top Jet da Lorenzetti e eu paguei R$ 24,00 pela resistência. Ou seja, se você está com esse mesmo problema, é algo simples e barato de resolver.

A resistência é essa peça pequena, que fica encaixada dentro do chuveiro. Para fazer a troca, você terá que pesquisar onde fica a resistência no seu modelo. No meu modelo, a abertura fica nessa parte entre o controle da temperatura e a ducha. O primeiro passo é DESLIGAR A CHAVE GERAL de energia da sua casa. A troca é fácil e rápida, não tem muito segredo.




Como eu não sabia como fazer e sou um pouco medrosa com essa parte de eletricidade, gravei o processo para não ter dúvida e facilitar no processo:




Depois de fechar novamente o chuveiro, eu liguei para ver se estava OK, se não tinha água vazando e em seguida religuei a chave geral.

Prontinho! Chuveiro novamente funcionando em todas as temperaturas e me salvando nos dias de frio por aqui.




04/07/2018

Como furar a parede - para não errar mais

Quem acompanha o blog, sabe que eu perdi o medo de furar a parede há alguns anos. Ainda assim, sempre bate aquele medo de furar errado, pegar algum cano, e quanto mais segura eu estou no processo, melhor.

Minha primeira vez com uma furadeira foi bem desafiadora. Eu estava fazendo um curso de visual merchandising e tinha que fazer um vitrine (isso em 2007). Uma das tarefas era pendurar coisas na parede e, nesse dia, tive que aprender a usar a furadeira (e fingir que não estava morrendo de medo de fazer isso na avaliação).

Desde então, já estou no meu segundo apartamento de aluguel e gosto muito de ter quadros, vasos e organizadores na parede. Meu primeiro apartamento foi no Rio e tinha uma metragem desafiadora: 29m2. Foi essencial usar as paredes para distribuir as coisas (coloquei bastante organizadores suspensos) e manter o pouco espaço livre.

Foi nesse apartamento que eu errei a medida na hora de pendurar um nicho. Eu calculei a distância com uma trena e na hora de passar para a parede, alguns milímetros mal calculados fizeram com que ele não encaixasse no furo. Eu tive que tapar os primeiros furos com massa corrida e refazer o processo um pouco mais pra baixo (aqui uma foto dele no meu apartamento atual).


porta temperos, nicho parede, temperos, cozinha, organização, prateleiras, kitchen, faça você mesmo, diy, a casa eh sua


Quando fui instalar ele pela segunda vez, pesquisei algumas maneiras de fazer isso com mais segurança e uma ideia ótima: usar uma fita crepe para marcar os furos no móvel e depois, colar essa mesma fita na parede. Fiz esse processo e deu muito certo. Desde então, sempre faço isso quando tenho que instalar algo com a distância fixa na parede (nichos, suporte para a TV, prateleiras, etc).

E outro dia, minha irmã pediu ajuda para instalar uma barra na cozinha dela. Para instalar a barra, era preciso fazer três furos na parede, todos com distância fixa. Dessa vez, pedi para ela filmar o processo para eu fazer um vídeo e dividir com vocês essa técnica infalível. Agora é só apertar o play:




Além da distância correta, outra coisa importante na hora de pendurar algo na parede: o parafuso tem que entrar até o final no furo. Um parafuso mal encaixado não dá a estabilidade necessária para o seu suporte. Então, antes de colocar a bucha, encaixe o parafuso no furo recém feito e confira isso. Se ele ficar um pouco para fora, faça um furo mais profundo com a furadeira. Se ele entrar até o final, você já pode encaixar a bucha.

E agora, a terceira dica: coloque um óleo (pode ser óleo de cozinha) para lubrificar a bucha antes de colocá-la na parede. Além de facilitar a entrada da bucha na parede, vai ajudar na hora de colocar o parafuso.

Se você tem alguma outra dica, deixe aqui nos comentários que adoro saber técnicas novas. E espero que agora você tenha perdido (ou diminuído rs) o seu medo de furar a parede na hora de decorar a sua casa.

15/06/2018

DIY: organizador para o banheiro / faça você mesmo

Para quem mora num espaço pequeno ou quer ter as coisas mais arrumadas, uma ótima maneira de garantir isso é investir em organizadores.

Eu tenho na minha casa alguns organizadores que me ajudam muito: tenho um espaço só para temperos na cozinha, cabides para organizar meus lenços e colares (antes dele eu sempre chegava em casa e jogava meu colar em cima da cômoda), um cabideiro logo na entrada (minha bolsa que antes ia pra cima do sofá ou da mesa, tem seu lugar certo)... Enfim são coisas que me ajudam muito a manter a ordem na minha casa.

Minha irmã acabou de alugar um apartamento e me pediu ajuda para fazer um organizador para o banheiro. O banheiro dela não tem armário e quanto mais conseguirmos colocar coisas na parede, melhor. Ela pesquisou alguns modelos faça você mesmo de organizadores e optou por um de madeira e potes de vidro, pois já tinha o material em casa.


organizador, organizador banheiro, porta trecos, faça você mesmo, diy, a casa eh sua, organizer, banheiro, decor, decoracao


Esse modelo de organizador é muito prático e versátil. Você pode usá-lo no banheiro para colocar algodão, cotonetes, escova e pasta de dente, escova e pente de cabelo, cremes, produtos de maquiagem, para fazer a barba, etc. Na cozinha pra colocar talheres, saquinhos de tempero ou demais utensílios (como fuet e colher de pau).  

A madeira dela já estava tratada e prontinha para o uso. Como o banheiro é um local úmido, recomendo que você passe algum verniz (caso queira deixar a madeira na cor bruta) ou uma tinta para protegê-la.

Nosso primeiro destino foi uma loja de material de construção. Lá compramos quatro abraçadeiras de metal (dica: leve os potes junto para não ter dúvidas sobre qual tamanho comprar), parafusos (você vai precisar de quatro para fixar cada abraçadeira na tábua de madeira) e um suporte para quadro. Os demais materiais já tínhamos em casa (furadeira, brocas 3, e 5), bucha e parafuso 5.

Antes de pegar o jeito e entender a melhor maneira de executar o projeto, tivemos alguns percalços. O primeiro foi tentar não usar a furadeira. Ela é essencial, tanto para fazer o furo na abraçadeira de metal como na madeira.

O segundo foi não fazer um furo guia com um preguinho para furar a abraçadeira. Sem isso a furadeira escorrega e o furo fica impossível. 

Está parecendo complicado? Mas não é, depois que eu entendi as ferramentas necessárias e o jeito certo de executar o projeto, tudo se tornou bem fácil. Para você não cometer os mesmo erros que eu, é só conferir o vídeo:




Para depois pendurá-lo na parede, é só pregar um suporte para quadros na parte de trás do organizador e usar uma bucha e parafuso 5 (isso vai depender do peso da sua madeira e das coisas que você irá colocar no seu organizador).

Se você gostou, que tal compartilhar com seus amigos? É só clicar nos botões aqui embaixo.




16/05/2018

DIY: sacola de papel / faça você mesmo

Olá, estou aqui de volta após uma ausência muito grande. Não sei se vocês contaram, mas eu sim e foram quarenta e quatro dias longe daqui! O motivo foi um período de férias seguido por aquela volta cheia de trabalho. Mas o importante é que estou de volta.

Como não consegui fazer post dos meus últimos vídeos, vou atualizar aos poucos, então esse é um post de um vídeo que já fiz. Mas antes que vocês fiquem tristes, já aviso que essa semana terá vídeo novo.

O projeto de hoje é uma ideia bem simples e que pode servir para muitas coisas. É uma sacola de papel que eu fiz para colocar maus vasos. Eu tinha alguns vasos na sala, todos diferentes, e um deles era uma lata de tinta.


sacola de papel, paper bag, papel kraft, sacola kraft, diy, faça você mesmo, organizador, a casa eh sua, decor


Essa lata era daquelas de 3,6 litros que eu lavei depois que usei toda a tinta, enchi de terra e aproveitei para colocar uma plantinha que tinha nascido no vaso da minha samambaia. Não achei que ela fosse vingar, mas deu certo e então resolvi pintar a lata para deixar meus vaso mais bonito. Nesse mini projeto a minha preguiça falou mais alto: usei tinta de parede mesmo, não lixei a lata e o resultado foi um vaso manchado com tinta descascando.

A maneira mais legal e em conta que encontrei para deixar todos os vasos com a mesma cara foi fazer uma sacola de papel kraft para colocar os vasos dentro. Eu comprei 3 metros, porque não tinha muita noção de quanto seria necessário. Fiz três vasos e sobrou bastante.

Para explicar melhor as medidas que você vai precisar do vaso, como passar essas medidas para o papel, onde colar, como fazer a dobra final e todo o passo a passo do processo, é só apertar o PLAY:




O papel kraft tem diferentes gramaturas e quanto maior a gramatura, mais rígida será a sua sacola. Uma das maneiras legais de fazer organizadores é fazer uma sacola bem grande e colocar coisas diversas. Num quarto de criança você pode usar para guardar brinquedos, toalhas e pode personalizar de diversas maneiras. Aqui duas sugestões: a primeira com um desenho divertido no seu papel e um pouco de vinil adesivo na parede e a segunda com o nome da criança.


sacola de papel, paper bag, papel kraft, sacola kraft, diy, faça você mesmo, organizador, a casa eh sua, decor


Na sua sala, você pode usar essa ideia como aquele porta trecos da última hora. Aquele muito útil na hora em que a sua visita toca a campainha (interfone para ser mais atual) e você tem que recolher a bagunça que sobrou pelos cantos. E aqui mais uma ideia para você decorar a sua sacola: um desenho bem divertido.


sacola de papel, paper bag, papel kraft, sacola kraft, diy, faça você mesmo, organizador, a casa eh sua, decor


Para quem trabalha em casa e quer organizar o escritório, uma ótima maneira de organizar canetas, réguas, fitas (para quem faz artesanato), clips e demais itens é criar uma sacola de papel do tamanho ideal para o que você precisa.

Aqui coloco dois exemplos: o primeiro com dois organizadores no tamanho certo para guardar fitas e carimbos e o segundo, menor e mais comprido, ideal para canetas e régua:


sacola de papel, paper bag, papel kraft, sacola kraft, diy, faça você mesmo, organizador, a casa eh sua, decor


Se você gostou das ideias, que tal compartilhar com seus amigos?




02/04/2018

Como aplicar stencil na parede

Quem acompanha aqui o blog e o canal já deve ter visto algumas paredes que eu carimbei. Em todas elas eu fiz carimbo com EVA, desenhando o molde como eu queria.  Dessa vez, a parede que eu queria pintar era menor, queria pintar a parede que fica atrás do meu sofá de pallets. Como ele não tem encosto, acaba deixando a parede suja.

Sempre tive curiosidade em saber como funciona o stencil, se não escorria tinta fora, se tinha que usar pincel para retoques, etc e resolvi que aquela era a parede ideal para eu fazer o meu primeiro experimento.

Para fazer esse teste, eu comprei um stencil pequeno numa papelaria, paguei R$ 7,00 e comprei também um pote de tinta acrílica para artesanato, que foi R$ 12,00. Além disso, usei também uma esponja (dessas de cozinha) e um rolinho de espuma.

Antes de começar a pintura, delimitei o espaço com uma fita crepe. Em seguida, comecei a pintura com o stencil e com a esponja. Resolvi usar a esponja porque gostei muito do efeito falhado que a pintura com o EVA deu na parede e achei que teria o mesmo efeito. 

No entanto, para aplicar o stencil eu não recomendo. Você suja a mão e acaba sujando também a parede. Então por isso, tive que parar várias vezes para lavar a mão, o stencil e demorei muito nessa primeira aplicação.

Na segunda fileira, resolvi usar o rolinho de espuma e o resultado foi muito melhor e mais rápido. Eu achei difícil deixar tudo certinho e calcular sempre a mesma distância. Por isso, resolvi não seguir sempre o mesmo desenho e achei que isso foi mais fácil.


stencil, stencil na parede, stencil decor, faça você mesmo, diy, a casa eh sua, diy decor, home decor, decoracao


Da mesma maneira que quando você usa um carimbo, a quantidade de tinta que você usa é bem pequena. Eu comprei uma tinta grande de artesanato (250ml) e usei apenas a metade do pote. Mas a parede tem que estar boa, então não adianta fazer isso numa parede que está muito suja ou manchada. Nesse caso, recomendo antes a pintura com a tinta que você quiser como cor de fundo e depois usar o stencil.

Se você quiser usar mais de uma cor na parede, recomendo que você compre mais de um stencil. Isso porque você terá que lavar para usar cores diferentes e o seu processo será muito mais lento.

Na hora da compra, preste atenção na borda do stencil. Como você vai passar o rolinho para fazer a pintura, quanto maior a distância entre a borda e a estampa, mais espaço você tem para passar o rolinho, e assim, fica mais difícil errar e passar a tinta fora do stencil.

Se isso ocorrer, nada de pânico! Tenha sempre à mão um paninho úmido e limpe imediatamente a parede. Espere una minutinhos para que ela seque e continue normalmente a sua pintura.

Para mostrar como o processo é simples e deixa a sua parede bem legal, preparei um vídeo com o passo a passo desse processo:




Você encontra muitos formatos diferentes de stencil, como frases, desenhos, estampas variadas (geométricas, de frutas, de flores, animais) e por isso, é uma maneira bem divertida e barata de decorar a sua parede.




28/03/2018

Como pendurar um vaso na parede

Há algumas semanas, eu mostrei como tinha decorado uma parede com dois quadrinhos e um vaso de samambaia e algumas pessoas me pediram para mostrar como pendurar um vaso.

Para pendurar o vaso a primeira coisa que você tem que levar em conta é o peso do vaso. O meu vaso é bem leve e por isso, usei a bucha 4, que aguenta até 16 kgs. Para saber a bucha ideal, sempre uso essa tabela do  Oficina de Casa.

Em seguida você deve decidir qual a distância do seu vaso para a parede. Se você quer que o seu vaso fique bem colado na parede, pode usar apenas bucha e pitão para pendurar um vaso. Mas se você quer que ele tenha uma certa distância da parede, o ideal é usar um suporte para vaso.

No meu caso, comprei um vaso de plantas pendentes e minha ideia é distribuir os galhos pela parede conforme ele cresça. Por isso, optei por usar uma bucha e um parafuso 4 e um suporte para vaso pequeno. O suporte eu paguei R$ 6.

Depois de posicionar o vaso no local que eu queria e fazer uma marcação, eu furei a parede com a furadeira. Na hora de colocar a bucha, uma dica: coloque uma gotinha de óleo de cozinha que isso vai facilitar a entrada dela na parede e depois, do parafuso.

Como eu queria distribuir os galhos, usei pequenos preguinhos na parede para isso. Se o seu vaso ficar numa região com muito vento, aconselho que você use um pequeno pedaço de arame para fixar os galhos nos pregos. Meu vaso ficou assim:


pendurar vaso, faça você mesmo, diy, vaso pendente, pendente, galho pendente, sala, a casa eh sua


Apesar do vaso não ser muito grande, essa planta continua crescendo e como meu objetivo é deixá-la bem espalhada pela parede, pretendo futuramente trocar o vaso.

Para ver o passo a passo e não ter mais dúvidas na hora de pendurar um vaso, preparei um vídeo com o passo a passo:




Se ainda restou alguma dúvida, é só escrever aqui nos comentários.




08/03/2018

DIY móveis de pallets: 17 ideias faça você mesmo

Um material muito versátil e bonito para decorar a sua casa é o pallet. Você encontra eles em diversos tamanhos, de variadas madeiras e, pode criar um móvel da maneira que precisa.

Pensando nos diversos cômodos da casa, separei aqui diversas ideias para você usar pallets. Nos seu quarto, você pode fazer uma cama com espaço lateral para colocar as suas coisas:


cama de pallets, boho, boho decor, pallets, faça você mesmo, diy, decor, home decor, casa, a casa eh sua

Na sala, você pode usar pallets como base do sofá, como mesa de centro e até criar um móvel bem legal para a sua TV, como esse aqui:


rack TV, sala, rack, pallets, faça você mesmo, diy, decor, home decor, casa, a casa eh sua


Além dessas ideias, separei mais 15 imagens para você que quer usar pallets aí na sua casa:




Gostou do vídeo? Então clique aqui embaixo para compartilhar na sua rede.




01/03/2018

Como decorar a parede - faça você mesmo

Já mostrei para vocês o antes e depois da sala do apartamento de Santos. As paredes foram pintadas, alguns móveis foram trocados, os estofados mudaram de cor, enfim... Chegou a hora dos toques finais.

Esse toque final significa decorar as paredes com quadrinhos, vasos, colocar almofadas no sofá, etc. Hoje foi o dia de decorar uma das paredes.

Eu tinha um calendário que ganhei da minha mãe com umas imagens bem legais e resolvi fazer duas molduras para colocá-lo na parede:


decorar parede, parede decorada, decor, diy, diy decor, faça você mesmo, a casa eh sua, home decor

O vaso da samambaia, que estava em cima da estante foi pendurado na parede. Comprei um suporte de vaso e pintei ele de preto. Usei a furadeira (broca 4) e coloquei bucha e parafuso para pendurá-lo na parede. 

Os quadrinhos eu fiz com um palito de madeira, pregadores e a cola quente. O passo a passo coloquei aqui no vídeo:




Como eu falei no vídeo, não sabia muito bem se daria certo colar o quadrinho com o Pritt Tak. Eu coloquei o quadrinho na quinta e na segunda seguinte, um dos quadrinhos tinha caído.

Como bate muito vento no local, achei melhor reforçar com mais dois pontos de apoio. Por enquanto está aguentando, mas se não der certo, vou usar o fixa forte.



02/02/2018

Cadeiras coloridas

Existe muitas maneiras de você deixar a sua decoração mais personalizada e divertida. Uma delas é criar uma mesa de jantar única com cadeiras diferentes.

Você pode fazer isso pintando todas as cadeiras de uma única cor, como nessa sala de jantar:


cozinha, copa, cadeiras coloridas, cadeiras, mesa de jantar, mesa da sala, mesa, sala de jantar, a casa eh sua, decor, decoracao, faça você mesmo, diy


Pode também apostar num modelo de cadeira e diversificar nas cores:


cozinha, copa, cadeiras coloridas, cadeiras, mesa de jantar, mesa da sala, mesa, sala de jantar, a casa eh sua, decor, decoracao, faça você mesmo, diy


Ou pode simplesmente apostar em modelos totalmente diferentes de cadeiras e deixar a sua sala única. Para isso, separei várias ideias para você que quer apostar nessa tendência:




Agora que você já teve muitas ideias para se inspirar, que tal reunir as suas cadeiras e pensar na SUA maneira de decorá-las?




12/01/2018

Como pintar o guarda roupa

Sei que estou um pouco sumida aqui do blog. Como coloquei os últimos conteúdos diretamente no YouTube, acabei esquecendo de atualizar as coisas por aqui.

Então o post de hoje é sobre o guarda roupas que eu pintei no ano passado, no apartamento de Santos.
Como já expliquei, o apartamento estava sem ver uma lata de tinta há anos e esse foi mais um passo na melhoria do primeiro quarto.

Esse quarto tinha uma cama de casal e armários embutidos, as paredes estavam descascando e alguns móveis estavam com cupim.


armario casal, armário quarto, pintar armário, armario diy, diy pintura, antes e depois, armário madeira, pintar madeira, a casa eh sua, faça você mesmo


O primeiro passo foi me livrar do cupim e para isso, tive que me desfazer da cama. Aproveitei para tirar uma parte do guarda roupa para deixar o quarto mais amplo.
Na parte restante do guarda roupas, que era todo de madeira escura, eu pintei de cores mais claras, para deixar o local mais leve.


armario casal, armário quarto, pintar armário, armario diy, diy pintura, antes e depois, armário madeira, pintar madeira, a casa eh sua, faça você mesmo


Para todo o passo a passo e dicas das tintas, preparei um vídeo:




Se você tiver qualquer dúvida, é só entrar em conato e aproveito para desejar a todos um ótimo 2018 a todos vocês!