Como furar a parede - para não errar mais

Quem acompanha o blog, sabe que eu perdi o medo de furar a parede há alguns anos. Ainda assim, sempre bate aquele medo de furar errado, pegar algum cano, e quanto mais segura eu estou no processo, melhor.

Minha primeira vez com uma furadeira foi bem desafiadora. Eu estava fazendo um curso de visual merchandising e tinha que fazer um vitrine (isso em 2007). Uma das tarefas era pendurar coisas na parede e, nesse dia, tive que aprender a usar a furadeira (e fingir que não estava morrendo de medo de fazer isso na avaliação).

Desde então, já estou no meu segundo apartamento de aluguel e gosto muito de ter quadros, vasos e organizadores na parede. Meu primeiro apartamento foi no Rio e tinha uma metragem desafiadora: 29m2. Foi essencial usar as paredes para distribuir as coisas (coloquei bastante organizadores suspensos) e manter o pouco espaço livre.

Foi nesse apartamento que eu errei a medida na hora de pendurar um nicho. Eu calculei a distância com uma trena e na hora de passar para a parede, alguns milímetros mal calculados fizeram com que ele não encaixasse no furo. Eu tive que tapar os primeiros furos com massa corrida e refazer o processo um pouco mais pra baixo (aqui uma foto dele no meu apartamento atual).


porta temperos, nicho parede, temperos, cozinha, organização, prateleiras, kitchen, faça você mesmo, diy, a casa eh sua


Quando fui instalar ele pela segunda vez, pesquisei algumas maneiras de fazer isso com mais segurança e uma ideia ótima: usar uma fita crepe para marcar os furos no móvel e depois, colar essa mesma fita na parede. Fiz esse processo e deu muito certo. Desde então, sempre faço isso quando tenho que instalar algo com a distância fixa na parede (nichos, suporte para a TV, prateleiras, etc).

E outro dia, minha irmã pediu ajuda para instalar uma barra na cozinha dela. Para instalar a barra, era preciso fazer três furos na parede, todos com distância fixa. Dessa vez, pedi para ela filmar o processo para eu fazer um vídeo e dividir com vocês essa técnica infalível. Agora é só apertar o play:




Além da distância correta, outra coisa importante na hora de pendurar algo na parede: o parafuso tem que entrar até o final no furo. Um parafuso mal encaixado não dá a estabilidade necessária para o seu suporte. Então, antes de colocar a bucha, encaixe o parafuso no furo recém feito e confira isso. Se ele ficar um pouco para fora, faça um furo mais profundo com a furadeira. Se ele entrar até o final, você já pode encaixar a bucha.

E agora, a terceira dica: coloque um óleo (pode ser óleo de cozinha) para lubrificar a bucha antes de colocá-la na parede. Além de facilitar a entrada da bucha na parede, vai ajudar na hora de colocar o parafuso.

Se você tem alguma outra dica, deixe aqui nos comentários que adoro saber técnicas novas. E espero que agora você tenha perdido (ou diminuído rs) o seu medo de furar a parede na hora de decorar a sua casa.

0 Comentarios