Como aplicar stencil na parede

Quem acompanha aqui o blog e o canal já deve ter visto algumas paredes que eu carimbei. Em todas elas eu fiz carimbo com EVA, desenhando o molde como eu queria.  Dessa vez, a parede que eu queria pintar era menor, queria pintar a parede que fica atrás do meu sofá de pallets. Como ele não tem encosto, acaba deixando a parede suja.

Sempre tive curiosidade em saber como funciona o stencil, se não escorria tinta fora, se tinha que usar pincel para retoques, etc e resolvi que aquela era a parede ideal para eu fazer o meu primeiro experimento.

Para fazer esse teste, eu comprei um stencil pequeno numa papelaria, paguei R$ 7,00 e comprei também um pote de tinta acrílica para artesanato, que foi R$ 12,00. Além disso, usei também uma esponja (dessas de cozinha) e um rolinho de espuma.

Antes de começar a pintura, delimitei o espaço com uma fita crepe. Em seguida, comecei a pintura com o stencil e com a esponja. Resolvi usar a esponja porque gostei muito do efeito falhado que a pintura com o EVA deu na parede e achei que teria o mesmo efeito. 

No entanto, para aplicar o stencil eu não recomendo. Você suja a mão e acaba sujando também a parede. Então por isso, tive que parar várias vezes para lavar a mão, o stencil e demorei muito nessa primeira aplicação.

Na segunda fileira, resolvi usar o rolinho de espuma e o resultado foi muito melhor e mais rápido. Eu achei difícil deixar tudo certinho e calcular sempre a mesma distância. Por isso, resolvi não seguir sempre o mesmo desenho e achei que isso foi mais fácil.


stencil, stencil na parede, stencil decor, faça você mesmo, diy, a casa eh sua, diy decor, home decor, decoracao


Da mesma maneira que quando você usa um carimbo, a quantidade de tinta que você usa é bem pequena. Eu comprei uma tinta grande de artesanato (250ml) e usei apenas a metade do pote. Mas a parede tem que estar boa, então não adianta fazer isso numa parede que está muito suja ou manchada. Nesse caso, recomendo antes a pintura com a tinta que você quiser como cor de fundo e depois usar o stencil.

Se você quiser usar mais de uma cor na parede, recomendo que você compre mais de um stencil. Isso porque você terá que lavar para usar cores diferentes e o seu processo será muito mais lento.

Na hora da compra, preste atenção na borda do stencil. Como você vai passar o rolinho para fazer a pintura, quanto maior a distância entre a borda e a estampa, mais espaço você tem para passar o rolinho, e assim, fica mais difícil errar e passar a tinta fora do stencil.

Se isso ocorrer, nada de pânico! Tenha sempre à mão um paninho úmido e limpe imediatamente a parede. Espere una minutinhos para que ela seque e continue normalmente a sua pintura.

Para mostrar como o processo é simples e deixa a sua parede bem legal, preparei um vídeo com o passo a passo desse processo:




Você encontra muitos formatos diferentes de stencil, como frases, desenhos, estampas variadas (geométricas, de frutas, de flores, animais) e por isso, é uma maneira bem divertida e barata de decorar a sua parede.




0 Comentarios